Esta mandala simboliza a ascenção do homem à seus objetivos. Quando pitei, me veio a necessidade de pôr imagens nos espaços largos, e sem nenhuma pesquisa prévia, usando somente a mediatação, me vieram estas imagens, quando acabei pensei em botar uma história, mas achei melhor procurar o signifidao de cada cena pintada na iternet e em dicionário de símbolos. E para minha surpresa, todas estavam interrelacionadas. Formando assim, uma própria história.
(clique para ampliar a imagem)
Esta cena retrata uma moça com uma sombrinha na estação de trem.
Trem: simboliza a evolução. Nos sonhos a rede de estrada de ferro vai afirmar-se como Imagem do princípio cósmico impessoal, impondo sua a lei e seu ritmo inexoráveis(inabalável) aos conteúdos psíquicos particulares e autônomos, tais como o Ego e os complesxos. Simboliza também o destino que nos carregam. A estação de embarque, simboliza o ponto de partida para esta evolução das novas atividades materiais, físicas, espirituais.
(clique para ampliar a imagem)
A carroça simboliza sucesso triunfo, superioridade, diplomacia aplicada. Significa a escolha de cada um e suas respectivas defesas. È vitorioso sob si próprio e avança.
(clique para ampliar a imagem)
O barco: Símbolo da travessia. A vida presente é uma navegação perigosa, frágil em meio à um mar imenso, porém esta embarcação cremos que seja segura para que possamos atravessar as tempestades que viram depois da calmaria, calmaria esta que voltará depois da tempestade.
(clique para ampliar a imagem)
Casa e a estrada: simbolizam refúgio temporário, abrigo, onde temos que passar horas de tormenta, lugar que escolhemos para refletir, na figura está fazendo alusão ao templo. Estas não são casas próprias, mas sim abrigos para que posteriormente continuemos nossa caminhada.
(clique para ampliar a imagem)
Estrada Real: Simbliza via direta, a via reta. Está em oposição aos caminhos tortuosos. Essa expressão frequentemente usada no mundo antigo também se aplica à ascenção da alma. A estrada real ainda será interpretada como o caminho que leva à capital do reino.(La voie royale, vie spirituelle).
(clique para ampliar a imagem)
O homem: Concebo o homem como um símbolo e não como um personagem neste contexto: síntese do mundo, modelo reduzido do universo, microcosmo. Ocupa o centro do mundo dos símbolos. Para todo homem seu nascimento e como a criação do mundo e sua morte o fim do mundo.
(clique para ampliar a imagem)
A mulher: o símbolo do feminino está representando o desejo sublimado.
Para Jung o feminino personifica um aspecto do inconsciente denominado anima. A anima é a personificação de todas as tendências psicológicas femininas na psique do homem: humores instáveis, intuições proféticas, sensibilidade ao irracional, inerente capacidade de amar, em suma, as relações com o consciente.
A Rosa: Designa Uma perfeição acabada, uma realização sem defeito. No campo simbólico é muito parecido com o carro, que mostra a afirmação do homem que transita.
A rosa e a mulher simbolizam, então, a sensibilidade para gerar a capacidade de realizar a tarefa mais árdua do humano: Viver.
(clique para ampliar a imagem)
Castelo: simboliza uma construção sólida de difícil acesso, traz a idéia de segurança (parecido com a casa), porém no mais alto grau. Símbolo de proteção, ponto final de todos os desejos. esta em um lugar de difícil acesso: tão inacessível quanto desejável.
A PINTURA FOI FEITA EM TELA COM TINTA ACRÍLICA E MEDE 70 X 70 CM.