Quero neste espaço te mostrar, simplismente, a energia que sai do meu coração.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Bem-Aventurança


Esta mandala simboliza a ascenção do homem à seus objetivos. Quando pitei, me veio a necessidade de pôr imagens nos espaços largos, e sem nenhuma pesquisa prévia, usando somente a mediatação, me vieram estas imagens, quando acabei pensei em botar uma história, mas achei melhor procurar o signifidao de cada cena pintada na iternet e em dicionário de símbolos. E para minha surpresa, todas estavam interrelacionadas. Formando assim, uma própria história.


(clique para ampliar a imagem)

Esta cena retrata uma moça com uma sombrinha na estação de trem.
Trem: simboliza a evolução. Nos sonhos a rede de estrada de ferro vai afirmar-se como Imagem do princípio cósmico impessoal, impondo sua a lei e seu ritmo inexoráveis(inabalável) aos conteúdos psíquicos particulares e autônomos, tais como o Ego e os complesxos. Simboliza também o destino que nos carregam. A estação de embarque, simboliza o ponto de partida para esta evolução das novas atividades materiais, físicas, espirituais.



(clique para ampliar a imagem)



A carroça simboliza sucesso triunfo, superioridade, diplomacia aplicada. Significa a escolha de cada um e suas respectivas defesas. È vitorioso sob si próprio e avança.



(clique para ampliar a imagem)



O barco: Símbolo da travessia. A vida presente é uma navegação perigosa, frágil em meio à um mar imenso, porém esta embarcação cremos que seja segura para que possamos atravessar as tempestades que viram depois da calmaria, calmaria esta que voltará depois da tempestade.


(clique para ampliar a imagem)





Casa e a estrada: simbolizam refúgio temporário, abrigo, onde temos que passar horas de tormenta, lugar que escolhemos para refletir, na figura está fazendo alusão ao templo. Estas não são casas próprias, mas sim abrigos para que posteriormente continuemos nossa caminhada.


(clique para ampliar a imagem)
Estrada Real: Simbliza via direta, a via reta. Está em oposição aos caminhos tortuosos. Essa expressão frequentemente usada no mundo antigo também se aplica à ascenção da alma. A estrada real ainda será interpretada como o caminho que leva à capital do reino.(La voie royale, vie spirituelle).


(clique para ampliar a imagem)
O homem: Concebo o homem como um símbolo e não como um personagem neste contexto: síntese do mundo, modelo reduzido do universo, microcosmo. Ocupa o centro do mundo dos símbolos. Para todo homem seu nascimento e como a criação do mundo e sua morte o fim do mundo.


(clique para ampliar a imagem)



A mulher: o símbolo do feminino está representando o desejo sublimado.

Para Jung o feminino personifica um aspecto do inconsciente denominado anima. A anima é a personificação de todas as tendências psicológicas femininas na psique do homem: humores instáveis, intuições proféticas, sensibilidade ao irracional, inerente capacidade de amar, em suma, as relações com o consciente.
A Rosa: Designa Uma perfeição acabada, uma realização sem defeito. No campo simbólico é muito parecido com o carro, que mostra a afirmação do homem que transita.
A rosa e a mulher simbolizam, então, a sensibilidade para gerar a capacidade de realizar a tarefa mais árdua do humano: Viver.



(clique para ampliar a imagem)
Castelo: simboliza uma construção sólida de difícil acesso, traz a idéia de segurança (parecido com a casa), porém no mais alto grau. Símbolo de proteção, ponto final de todos os desejos. esta em um lugar de difícil acesso: tão inacessível quanto desejável.

A PINTURA FOI FEITA EM TELA COM TINTA ACRÍLICA E MEDE 70 X 70 CM.



 

7 comentários:

MARCELO DALLA disse...

Que bárbaro, meu amigo. A mandala ficou linda e a sua análise se revelou uma grande aula. Muito bom!!!!
Seu coment lá no meu espaço foi muito legal tb. rsrsrs
grande abraço!

Drix Brites disse...

Olá.. bela surpresa seu comentário no meu blog.. obrigada.. tb sinto essa vontade de um longo suspiro.. adoro quando minhas poesias nascem assim, suspiradas..
mas eu vir parar aqui, nas suas mandalas, foi muito interessante.. pintei minha primeira mandala há dois dias, inicio um estudo mais profundo sobre elas.. e eis você.. o universo não cansa de me surpreender..
muito bela sua arte.. de muita força e sensibilidade.. adorei!

Cristiano Contreiras disse...

Teu espaço é pura intensidade, beleza! parabéns pelo teor e do estilo aqui, sigos seus passos.

ARTES DA DANI disse...

Olá,
Gostei muito das descrições, acho que toda arte tem que ter significado mesmo, nao só pintar por pintar, mas os significados inclusive dos traços e cores dizem muito, vc. que faz figuras e as descreve, realmente diferente. Só fiquei com uma curiosidade, a mulher qual significado de ela estar de lado?
Abraços

Thiago Lôbo disse...

hahaha!!!! eu fiquei me perguntando se alguém faria essa pergunta!!!

porque eu ia fazer no sentido do raio do círculo de fora pra dentro, mas pensei que seria legal que todas ficassem em pé, pois a última debaixo ficaria de ponta-cabeça, como estou montando uma série de 20 quadros para expor, quem quisesse olhar teria que ficar se curvando para olhar melhor. e foi isso...

adorei você ter perguntado...parabéns pela observação, gostei...
beijos
breve novidades.

Baba Yaga disse...

Puxa, vou aprender muito aqui. Parabéns pelo seu lindo blog. Tudo aqui é feito com capricho e carinho. Visitarei sempre.

mentira disse...

lindas telas e mandalas...
parabéns

Related Posts with Thumbnails