Quero neste espaço te mostrar, simplismente, a energia que sai do meu coração.

domingo, 22 de agosto de 2010

Graça-Flor


Mandala feita em homengem a minha senhora progenitora.
técnica: cryon - conté sobre canson 

tamanho: 29,7 X 29,7cm




sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Por traz dos Panos

(clique para ampliar)

Projeto de uma nova mandala

lapis de cor: 15 x 15



Cidade de Mim



Acrílica sobre tela (70 x 70 cm)

Elementos simbólicos nesta mandala: NOITE / DIA / CIDADE / SOL / LUA

NOITE: Simboliza o tempo das gestações, das germinações, das conspirações que vão desabrochar em pleno dia como manifestação de vida. ela é rica em todas as virtualidades da existência///// É a imagem do inconsciente e, no sono da noite, o inconsciente se libera.////// Como todo símbolo a noite apresenta um duplo aspecto: o das trevas onde fermenta o vir a ser; e o da preparação do dia: de onde brotará a luz da vida. 

DIA: A primeira analogia do dia é a de uma susseção regular: nascimento, crescimento e plenitude. //////// O dia  significa o período de racionalidade. Momento  em que temos afazeres poucos ligados com o inconsciente.///// O artista geralmente cria de noite (concebe, se inspira, tem a idéia). O dia serve para a execução, para arrumar o palco que receberá o show da noite. O dia representa o consciente.

CIDADE: As cidades geralmente são quadradas com vários ângulos de  90 graus. É um símbolo de estabilidade, racionalidade. Segundo a psicanálise contemporânea, a cidade é um símbolo da mãe, com seu duplo aspecto de proteção e limite, tem relação com o princípio feminino. Da mesma forma que a cidade possui seus habitantes, a mulher encerra nela os seus filhos. É a razão por que as Deusas são representadas com uma coroa de muros.

SOL: Símbolo de vida, luz, calor, autoridade, sexo masculino, torna todas as coisas perceptíveis, o que faia link com a numinosidade (nitidês, luminosidade, perceber-se). ////// o Sol vermelho simboliza o sol nascente. Segundo a interpretação de Paul Diel: "O sol iluminador e o céu iluminado simbolizam o intelecto e o superconsciente" nas palvras do autor: "o intelecto corresponde à consciência e o espírito à superconsciência". 

LUA: Correlação com o simbolismo do sol, simboliza a dependência (por não ter luz própria), e o princípio feminino, também símbolo de transformação e crescimento ( por ter várias fases)./////////// Símbolo de rítmos biológicos.////// Símbolo do sonho e do incosciente.///////// 



O U    S E J A, 

Esta mandala simboliza o indivíduo dentro de si que vê na cidade ( no meu caso nova, pois não sou daqui) uma mãe acolhedora sem os ângulos retos da racionalidade (por isso a cidade em formato redondo). Onde o que predomina é a mediação,do equilíbrio entre a sensibilidade e a pragmaticidade, mediação entre luz X sombra, masculino X feminino, superconsciente X subconsciente , yin X yang, pensamento X sentimento, intuição X sensação, água e terra X fogo e ar.... 

BEIJO A TODOS VCS...



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Três Formações

(clique na imagem para ampliá-la)
Acrílica sobre tela (50 x 50cm)
Esta fiz para presentear um anjinho que chegou no mundo... Laurinha, filha de minha colega e amiga Gabriela...

Como simbolismo usei a borboleta, a flor de lotus, e o número três.

A BORBOLETA: No Japão é um emblema da mulher; duas borboletas figuram a felicidade conjugal. (neste caso 2 são os pais; mais  1 que é a Laurinha). Sua presença anuncia uma visita. Outro aspecto está ligado à metarmofose. ////// No simbolismo cristão significa a alma liberta de seu invóculo carnal e transformada em benfeitora e bem aventurada. ////// Entre os astecas é o símbolo da alma, ou do sopro vital, que escapa da boca do agonizante.
A psicanálise moderna vê a borboleta como um símbolo de renascimento. Renascimento desta família que nunca mais será a mesma, pois tem uma menininha unindo dois mundos diferentes.

FLOR DE LÓTUS: É símbolo de força, sensualidade, soberania e moralidade, pois é uma flor que nasce bela e delicada em meio à aguas turvas. Como a borboleta,  é figura de perpetuação do nascimento e do renascimento. É, ainda, símbolo do feminino, da geração e da criação. //// A espiritualidade indiana ou budista interpretam a flor num sentido moral: a cor imaculada de lótus abrindo-se intacta por cima da nódua do mundo.

NÚMERO TRÊS: Exprime uma ordem intelectual e espiritual, em Deus, no cosmo ou no Homem.////// O TAO produz um; um produz dois; dois produz três.//// Para os Chineses é o númeroda totalidade, da perfeição e da conclusão; nada lhe pode ser acrescentado.

É Isso.... Beijos para Laurinha e Seja bem-Vinda!!!!!!




Related Posts with Thumbnails