Quero neste espaço te mostrar, simplismente, a energia que sai do meu coração.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cidade de Mim



Acrílica sobre tela (70 x 70 cm)

Elementos simbólicos nesta mandala: NOITE / DIA / CIDADE / SOL / LUA

NOITE: Simboliza o tempo das gestações, das germinações, das conspirações que vão desabrochar em pleno dia como manifestação de vida. ela é rica em todas as virtualidades da existência///// É a imagem do inconsciente e, no sono da noite, o inconsciente se libera.////// Como todo símbolo a noite apresenta um duplo aspecto: o das trevas onde fermenta o vir a ser; e o da preparação do dia: de onde brotará a luz da vida. 

DIA: A primeira analogia do dia é a de uma susseção regular: nascimento, crescimento e plenitude. //////// O dia  significa o período de racionalidade. Momento  em que temos afazeres poucos ligados com o inconsciente.///// O artista geralmente cria de noite (concebe, se inspira, tem a idéia). O dia serve para a execução, para arrumar o palco que receberá o show da noite. O dia representa o consciente.

CIDADE: As cidades geralmente são quadradas com vários ângulos de  90 graus. É um símbolo de estabilidade, racionalidade. Segundo a psicanálise contemporânea, a cidade é um símbolo da mãe, com seu duplo aspecto de proteção e limite, tem relação com o princípio feminino. Da mesma forma que a cidade possui seus habitantes, a mulher encerra nela os seus filhos. É a razão por que as Deusas são representadas com uma coroa de muros.

SOL: Símbolo de vida, luz, calor, autoridade, sexo masculino, torna todas as coisas perceptíveis, o que faia link com a numinosidade (nitidês, luminosidade, perceber-se). ////// o Sol vermelho simboliza o sol nascente. Segundo a interpretação de Paul Diel: "O sol iluminador e o céu iluminado simbolizam o intelecto e o superconsciente" nas palvras do autor: "o intelecto corresponde à consciência e o espírito à superconsciência". 

LUA: Correlação com o simbolismo do sol, simboliza a dependência (por não ter luz própria), e o princípio feminino, também símbolo de transformação e crescimento ( por ter várias fases)./////////// Símbolo de rítmos biológicos.////// Símbolo do sonho e do incosciente.///////// 



O U    S E J A, 

Esta mandala simboliza o indivíduo dentro de si que vê na cidade ( no meu caso nova, pois não sou daqui) uma mãe acolhedora sem os ângulos retos da racionalidade (por isso a cidade em formato redondo). Onde o que predomina é a mediação,do equilíbrio entre a sensibilidade e a pragmaticidade, mediação entre luz X sombra, masculino X feminino, superconsciente X subconsciente , yin X yang, pensamento X sentimento, intuição X sensação, água e terra X fogo e ar.... 

BEIJO A TODOS VCS...



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails